O QUE É POLINIZAÇÃO?
COMO OS INSETOS POLINIZADORES PODEM AJUDAR NA AGRICULTURA?
A polinização é o processo pelo qual as plantas com flores se reproduzem com o auxílio do vento ou de agentes polinizadores. Tendo isso em vista, os insetos são importantes tipos de agentes polinizadores. Eles são responsáveis pela transferência de grãos de pólen entre diferentes estruturas das flores para promover a formação de frutos e sementes. A presença de insetos polinizadores em uma determinada região influencia diretamente a produção agrícola necessária para a fabricação de alimentos, bebidas e medicamentos para os seres humanos.
Mais que a produção agrícola, os insetos polinizadores colaboram com ecossistemas saudáveis, estabilizam os solos, protegem contra o clima severo e sustentam outros animais selvagens. Sem o processo de polinização, muitas vidas ficariam em risco.
Insetos que realizam a polinização:
. Abelhas : São os principais polinizadores da agricultura. Isso ocorre porque as abelhas estão presentes em grande quantidade em muitos ambientes e têm características que facilitam o transporte de pólen entre as plantas.
Abelhas |
. Besouros: Os besouros fazem a polinização em diversos cultivos enquanto se reproduzem nas flores ou se alimentam de partes delas.
Vespas: As vespas fazem a polinização de cinco cultivos: a aroeira-vermelha, o juazeiro, a mangueira, a pereira e o umbuzeiro. No total, 11 espécies e oito gêneros de vespas são conhecidos como polinizadores.
Vespa
. Borboletas: As borboletas polinizam quatro plantas: laranjeira, mangabeira, pereira e abacaxizeiro-do-cerrado. São polinozadoras 14 espécies e 11 gêneros de borboletas. Já as mariposas auxiliam na polinização de quatro espécies de plantas: pequizeiro, piquiazeiro, jaracatiazeiro e mangabeira, sendo o principal polinizador deste último.
Borboleta |
Nenhum comentário:
Postar um comentário