segunda-feira, 31 de maio de 2021

INSETOS: As pistas que podem desvendar crimes

VOCÊS SABIAM QUE OS INSETOS SÃO UTILIZADOS PARA DESVENDAR CRIMES?  

Pois é... Nos dias de hoje, dentro da área forense, os insetos podem se transformar em pistas para o desvendamento de crimes.

         Um exemplo de inseto utilizado para esse devido fim, são as moscas varejeiras como a Phaenicia sericata, as quais são criadas e tratadas em laboratório. Elas são utilizadas principalmente por serem um dos primeiros animais atraídos por um cadáver, o que ajuda muito em uma investigação médico-criminal. Países mais avançados como estados Unidos e Dinamarca, já têm essa prática de utilização dos insetos bem desenvolvida. No entanto, em território brasileiro, a introdução de insetos para o desvendamento de crimes ainda é novidade.

Principais ordens de insetos utilizados  nos estudos envolvendo da Entomologia Forense no Brasil:

Ordem Diptera (moscas):





Por que essas ordens de insetos são utilizadas?

        Estudos da entomologia forense no Brasil indicam as moscas (ordem Diptera) como insetos de maior interesse na área, provavelmente pela diversidade deste grupo em regiões tropicais e principalmente por pela atratividade que a matéria orgânica em decomposição exerce sobre esses insetos, influenciando no desenvolvimento, comportamento e dinâmica populacional das variadas espécies em nichos ecologicamente distintos. Já a ordem Coleoptera ( ordem dos besouros), são frequentemente encontrados em carcaças, tanto na fase adulta de desenvolvimento quanto na fase larval (Carvalho et al.,  2000, Barbosa et al., 2006).


Ordem Coleoptera (besouros):



Autoras: Maria Eduarda Santos Barbosa e Ana Laura Souza Marques.

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Caixas entomológicas


CAIXA ENTOMOLÓGICA    


  Vocês sabiam que os insetos podem ser estudados através de caixas entomológicas?


   Pensando nisso, o que é uma caixa entomológica? Caixa entomológica ou insetário é a instalação onde há uma criação de insetos ou onde os mesmos são conservados para serem expostos, podendo ser usado durante aulas teóricas como estratégia de ensino. É um instrumento de grande importância pois, a partir do insetário, serão apresentadas as características de cada ordem e a finalidade e importância de cada um no ambiente.


Como são construídas as caixas entomológicas?


   As caixas entomológicas podem ser confeccionadas em caixas de sapato, caixas de madeira ou caixas que tenham uma tampa de vidro ou qualquer outro material que torne possível a visualização dos insetos dentro da mesma. Se necessário, deve-se colocar uma placa de isopor no fundo para que os insetos sejam fixados com alfinetes no tórax. Depois de todo o processo dito realizado, deverão haver etiquetas referentes à cada animal presente, onde terá informações como o local, data e o nome do coletor, nome da ordem, da espécie e nome vulgar. Posteriormente, deve-se adicionar dentro do insetário naftalina triturada que impedirá que outros insetos se alimentem dos que estão fixados e agirá contra fungos, impedindo-os de crescerem nos animais.

Caixa entomológica 1 (Fonte: Pinterest)




Aprendendo a confeccionar uma caixa entomológica... 



1º passo : Deve-se coletar os insetos;
 
   Após capturar os insetos vivos, é necessário adquirir um recipiente para colocá-los, como potes de vidro.

2º passo : Adicionar substâncias para a fixação dos insetos;

   É necessário ter algum tipo de substância. Por exemplo, pode-se utilizar a acetona (se forem capturadas borboletas, as asas não podem ter contato com o veneno) ou álcool 70%.

3º passo : Conservar os insetos até a hora da montagem.

   Consiste em não deixar que os insetos desidratem. Para evitar que isso aconteça, é preciso usar uma câmara úmida (as asas das borboletas tem de ser esticadas antes que sequem).

 

Veja o vídeo abaixo que mostra a montagem de uma caixa entomológica:

 


 


Texto por Priscilla Sthephanie e Laura Almeida.

terça-feira, 25 de maio de 2021


QUEM SOMOS? 

Este blog foi desenvolvido por alunos do Instituto Educacional Santa Amélia (IESA) juntamente com a professora de biologia Amanda. O objetivo desse blog é informar a importância dos insetos no nosso cotidiano. Nele, trazemos informações interessantes e curiosidades formidáveis sobre os benefícios que os  insetos podem promover e, com isso, descontruir a ideia de que os insetos somente trazem nocividades para nossas vidas. 



Professora responsável - Amanda Tavares

 

Vivian Rocha Marquito


 

Luana Carolina Gomes Souza



 Maria Eduarda Santos Barbosa



Carlos Eduardo Maciel Silva



                                    Mariana Souza Marcelo 


                                 Daniel Isaac Veiga Rodrigues


*Priscilla Stephanie da Silva Almeida



*Ana Laura Souza Marques

*Luciano Ramos Lincoln

*Luiz Gustavo Malta

*Laura Almeida Peron