quinta-feira, 27 de maio de 2021

Caixas entomológicas


CAIXA ENTOMOLÓGICA    


  Vocês sabiam que os insetos podem ser estudados através de caixas entomológicas?


   Pensando nisso, o que é uma caixa entomológica? Caixa entomológica ou insetário é a instalação onde há uma criação de insetos ou onde os mesmos são conservados para serem expostos, podendo ser usado durante aulas teóricas como estratégia de ensino. É um instrumento de grande importância pois, a partir do insetário, serão apresentadas as características de cada ordem e a finalidade e importância de cada um no ambiente.


Como são construídas as caixas entomológicas?


   As caixas entomológicas podem ser confeccionadas em caixas de sapato, caixas de madeira ou caixas que tenham uma tampa de vidro ou qualquer outro material que torne possível a visualização dos insetos dentro da mesma. Se necessário, deve-se colocar uma placa de isopor no fundo para que os insetos sejam fixados com alfinetes no tórax. Depois de todo o processo dito realizado, deverão haver etiquetas referentes à cada animal presente, onde terá informações como o local, data e o nome do coletor, nome da ordem, da espécie e nome vulgar. Posteriormente, deve-se adicionar dentro do insetário naftalina triturada que impedirá que outros insetos se alimentem dos que estão fixados e agirá contra fungos, impedindo-os de crescerem nos animais.

Caixa entomológica 1 (Fonte: Pinterest)




Aprendendo a confeccionar uma caixa entomológica... 



1º passo : Deve-se coletar os insetos;
 
   Após capturar os insetos vivos, é necessário adquirir um recipiente para colocá-los, como potes de vidro.

2º passo : Adicionar substâncias para a fixação dos insetos;

   É necessário ter algum tipo de substância. Por exemplo, pode-se utilizar a acetona (se forem capturadas borboletas, as asas não podem ter contato com o veneno) ou álcool 70%.

3º passo : Conservar os insetos até a hora da montagem.

   Consiste em não deixar que os insetos desidratem. Para evitar que isso aconteça, é preciso usar uma câmara úmida (as asas das borboletas tem de ser esticadas antes que sequem).

 

Veja o vídeo abaixo que mostra a montagem de uma caixa entomológica:

 


 


Texto por Priscilla Sthephanie e Laura Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário