segunda-feira, 31 de maio de 2021

INSETOS: As pistas que podem desvendar crimes

VOCÊS SABIAM QUE OS INSETOS SÃO UTILIZADOS PARA DESVENDAR CRIMES?  

Pois é... Nos dias de hoje, dentro da área forense, os insetos podem se transformar em pistas para o desvendamento de crimes.

         Um exemplo de inseto utilizado para esse devido fim, são as moscas varejeiras como a Phaenicia sericata, as quais são criadas e tratadas em laboratório. Elas são utilizadas principalmente por serem um dos primeiros animais atraídos por um cadáver, o que ajuda muito em uma investigação médico-criminal. Países mais avançados como estados Unidos e Dinamarca, já têm essa prática de utilização dos insetos bem desenvolvida. No entanto, em território brasileiro, a introdução de insetos para o desvendamento de crimes ainda é novidade.

Principais ordens de insetos utilizados  nos estudos envolvendo da Entomologia Forense no Brasil:

Ordem Diptera (moscas):





Por que essas ordens de insetos são utilizadas?

        Estudos da entomologia forense no Brasil indicam as moscas (ordem Diptera) como insetos de maior interesse na área, provavelmente pela diversidade deste grupo em regiões tropicais e principalmente por pela atratividade que a matéria orgânica em decomposição exerce sobre esses insetos, influenciando no desenvolvimento, comportamento e dinâmica populacional das variadas espécies em nichos ecologicamente distintos. Já a ordem Coleoptera ( ordem dos besouros), são frequentemente encontrados em carcaças, tanto na fase adulta de desenvolvimento quanto na fase larval (Carvalho et al.,  2000, Barbosa et al., 2006).


Ordem Coleoptera (besouros):



Autoras: Maria Eduarda Santos Barbosa e Ana Laura Souza Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário