terça-feira, 1 de junho de 2021

Insetos na agricultura


OS INSETOS PODEM CONTROLAR PRAGAS AGRÍCOLAS

       Em geral, os insetos que controlam pragas agrícolas são caracterizados como predadores e parasitóides. Como dito por Berta Díaz-Merry (diretora de operações e assessora da Universidade CEICKOR), os insetos que são benéficos para agricultura estão começando a ser relevantes graças à tendência do desenvolvimento sustentável e ao aumento da produção orgânica.

Vantagens desses insetos 

Eficácia no controle de pragas graças ao seu tamanho e necessidade vital.

  1. Eles não prejudicam as plantações, uma vez que não se alimentam delas. Além disso, seu pequeno tamanho evita estragá-las.

  2. Eles não exigem um alto custo de manutenção.

  3. Evita o uso de produtos químicos, como inseticidas ou pesticidas, resultando em menores custos de investimento e cuidados ambientais.

  4. Eles colaboram com a polinização.

  5. Responsabilidade ambiental.

Veja exemplos de insetos que controlam pragas: 


Catarinas (Coccinellidae): Também joaninhas ou vaquitas, baseadas na região. É conhecido como predador voraz de afídeos (pulgões) e é um símbolo de saúde em sua cultura. São predadores de larvas, afídeos, cochonilhas, ácaros, piolhos, mariposas, aranhas vermelhas, mosca-branca, entre outros. É possível encontrá-los em plantas que têm flores amarelas, como coentro, erva-doce, endro, girassol, crisântemo, etc.

 


Besouro (Carabidae): Predador de afídeos, ácaros, larvas, mosca-branca, entre outros. Há também o besouro manchado (Collops quadrimaculatus), de cor laranja e manchas azuis metálicas que se alimentam de pulgões, mosca-branca, ácaro e borboleta. Eles são encontrados em plantações de milho ou em pastagens.

Chrysops (Chrysopidae): É conhecido como o destruidor número um da mosca-branca por depositar seus ovos em suas larvas, de modo que, assim que nascem, começam a comê-los. As larvas têm moscas brancas, pulgões, cochonilhas, ácaros e pequenos vermes em sua dieta. Os adultos se alimentam de néctar e pólen. Eles são encontrados em plantas amarelas como erva-doce, girassol e endro, bem como pastagens de milho, entre outras. As flores são um elemento importante para atraí-los.


Percevejos (Hemiptera): Existem predadores como o bug do escudo (Podisus sp.) Ou o bug do pirata (Orius sp.). Eles se alimentam de larvas e ovos de diferentes espécies; bem como ácaros, pulgões, mosca branca, entre outros pequenos insetos.



Mantis religiosa (família Mantidae): Entre suas principais presas estão gafanhotos, grilos, gafanhotos, borboletas, mariposas, moscas, besouros, lagartas, cigarras e larvas de diferentes tipos. Eles são encontrados em montes de pedras com temperaturas quentes.



Vespas (Vespidae): Entre as espécies mais conhecidas e utilizadas para o controle de pragas estão: encarsia, para o controle da mosca-branca, aphelinus, que controla pulgões, e o triconograma vespa spp. como predadores de ovos de borboletas, besouros, moscas brancas e percevejos (entre outros). Uma das principais atividades é que ele atua como um parasita de todos os tipos de pulgões, onde seus filhotes se alimentam de seu hospedeiro, enquanto adultos alguns se alimentam de néctar e pólen e outros como predadores.

Autores: Daniel Isaac, Mariana Souza e Luciano Ramos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário